Diário de um fumador

Apenas o desespero na forma de palavras

20 de janeiro de 2008

20º dia sem fumar

Sei que o número vinte é igual a qualquer outro. Porém, assume aqui o destaque de título do post, talvez por terminar no algarismo zero.
Nestes vinte dias (apesar de oficialmente serem só dezanove, pois ainda fumei na madrugada do dia um de Janeiro) experimentei diferentes sensações - agradáveis e desagradáveis, boas e más, suaves e dolorosas.
Com o passar do tempo, com a privação de um prazer, descobri algumas coisas de mim que desconhecia. Sou mais tolerante do que pensava. Contudo, curiosamente, sou menos paciente do que pareço.
Também aprendi uma estratégia muito engraçada, que deverá contradizer a maioria das teorias sobre "deixar de fumar". Eu, e só posso falar por mim, quanto mais falo nisso, mais facilmente controlo o desejo de um cigarro. Esta noite, segunda noite de fardas de Carnaval, fartei-me de falar em cigarros e, quanto mais falava, mais me controlava.
Deito-me, mais uma vez, orgulhoso por ter aguentado mais um dia.
Venha de lá o entrudo...

19 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar nao costumo comentar mas pq acho o assunto, de certa forma, social....aqui vai a minha experiência....
Eu fumei durante dez anos a uma média de 1,5 maços de tabaco, ou seja 30 cigarros...1.º de malboro, 2.º de português suave vermelho e depois de português vermelho.....decidi que deixava de fumar nas férias de verão passadas....procurei informação sobre todos os tratamentos possíveis....o q utilizei eu e entretanto mais doze fumadores foi o champix da pfizer....custou 444 euros....apenas precisei de tomar uma caixa...tive colegas (eu, tal como tu, tb sou professor, mas aqui o facto de ser professor ou pescador é igual....) que nem a precisaram de tomar até ao fim....
nenhum deles voltou a fumar volvidos seis meses e nenhum precisou de tomar mais nenhuma caixa de medicamento....eu não sei se fizeste a melhor opçao na compra do teu ajudante para deixar de fumar....apesar de parecer q o método do champix é muito violento, as taxas de sucesso são muito superiores, e segundo a sensação que podes fumar apo mesmo tempo q fumas é positiva....e deixas de fumar sem te aperceber...euy deixei em quatro dias.....
o q escrevi é verídico e deixo o meu mail caso queiras perguntar alguma coisa....ezequiel_figueiredo@hotmail.com (tb é msn....)

espero q consigas dar a volta por cima...

Anónimo disse...

"e segundo a sensação que podes fumar apo mesmo tempo q fumas é positiva....e deixas de fumar sem te aperceber...euy deixei em quatro dias....."
deve ser
e segundo a sensação que podes fumar ao mesmo tempo que tens o tratamento é posítiva............ e deixas de fumar sem te aperceber....eu deixei de fumar em quatro dias....

Anónimo disse...

por acaso é um número que gosto particularmente, gosto mais ainda deste número quando ele representa o número de dias que o setor não fuma.
é bom senti-lo mais confiante nesta batalha.
parabéns pelos 20 dias.

André jesus disse...

Parabéns pelos 20 dias.
Este diário mais parece um livro, sem fim... Pois nunca se sabe o que virá depois mesmo que o senhor caia no vicio de puxar por um cigarro, há sempre algo para contar, esta batalha penso que vai ser ainda muito longa espero que encontre por aqui muitos mais soldados "reforços" aqueles tais que disse que sem eles era mais dificil aguentar.
Abraço

Anónimo disse...

"...custou 444"...como é evidente quis dizer 44 euros.....

Rui disse...

Caro amigo ezequiel,
Prefiro responder por aqui, para o caso de haver leitores interessados no assunto (acredito que há).
Quando decidi deixar de fumar, também me informei, como, aliás, qualquer pessoa que tome seriamente essa decisão deverá fazer.
Tive conhecimento do champix, através de um colega de trabalho. Ele está feliz com a opção, apesar de estar a tomar o medicamento desde Junho passado e ainda não ter deixado completamente de fumar. Reduziu de 20 cigarros para dois, o que é bastante satisfatório.
Outras histórias há, umas mais inspiradoras que outras.
No meu caso, optei pelos adesivos porque algo em mim me dizia que deveria deixar de fumar por completo, de repente. Não concebia a ideia de reduzir, entendes? De deixar de fumar, continuando a fumar...
Sei que é possível. Tu serás um exemplo. Contudo, eu não seria, de certeza.
De qualquer modo, também estou preparado para o caso de não conseguir deixar de fumar nesta primeira tentativa. Aí, tentarei outros métodos e, de facto, o champix será a prioridade. Nessa altura,pedirei mais conselhos.
Abraço de bem haja pela partilha

Rui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui disse...

Mónica,
Eu sei que o 20 te diz muito. A mim também dirá quando representar o 20º aniversário do dia em que deixei de fumar :)

André,
Obrigado por partilhares os teus pensamentos nesta batalha diária contra a nicotina.
Abraço

silvana 2016 disse...

20 dias! Qdo pensei q ia melhorar....,hj foi meu pior dia. Muuuuita vontade, mas fiquei firme, fumar é: feio, fedido e faz mal! Bora aguentar mais um dia

Anónimo disse...

Depois de algumas tentativas, eis q estou firme. Mas hj, após 20 dias, passou a euforia, a alegria, e bateu uma vontade enorme, mas entre uma lágriama e outa, me mantive firme, afinal, fumar é : feio , fedido e faz mal. bora para mais um dia de libertação!

Rui disse...

Olá Silvana.
Já não vinha a este blog há imensos anos.
Há quase 9 anos que deixei de fumar. Estou muito bem. Todo o esforço vale a pena, acredita! Estou muito mais calmo, mais relaxado, menos ansioso. Quando pensamos que é o cigarro que nos acalma, andamos enganados. A ausência do tabaco (quando fumamos) é que nos enerva!!!
Espero que consigas aguentar mais um dia...e depois mais um dia... e mais um... ;)

silvana 2016 disse...

obrigada Rui pelas palavras de conforto, na verdade além de desabafar, quis atualizar este blog, pois sei q muitos querem falar, mas não se dispõe. Passadas algumas horas , estou bem forte, faço de cada dia uma semana, assim meus 20 dias, já passam de 5 meses kkkk, assim me fortaleço.Na verdade,deixo de fumar pensando no bem estar hoje.Precisava de qualidade de vida e graças a Deus e ao hábito de deixar de fumar estou conseguindo, e isso me dá força para continuar nesta luta difícil.

FABIO A NESPOLI disse...

Bom dia Hoje faz vinte dias que não fumo também tenho 40 anos e fumo desde os 16 anos tentei parar de fumar varias vezes mas dessa vez estou confiante pois estou controlando bem a vontade de fumar não estou tomando remédio algum foi de apenas de uma conversa com um amigo que parou de fumar tambem a quase dois anos perguntei o que ele tinha tomado e ele me disse que tomou vergonha na cara, ja fui em festa esse final de semana varios amigos fumando e consegui ficar sem fumar vamos la para o 21 dias pois cada dia e uma vitoria

Unknown disse...

Boa tarde,acabei de ler por mero acaso, algumas partilhas de pessoas que estão ou estiveram tentando deixar de fumar. Eu tenho 74 anos e deixei de fumar, há 20 dias, fumei durante 64 anos. Inicialmente pensei que ia ser bastante doloroso, mas afinal até agora tudo pacífico, utilizo a técnica mental, de quando vem a vontade, dizer a mim próprio,fumas daqui a 15 minutos, e de 15 em 15 já vão 20 dias. Ah deixei porque já estava cansado, 64 anos é muito ano para qualquer pulmão, desejo a todos sucesso nesta batalha, e eu vou rumo aos 40 dias, sempre de 15 em 15 minutos.

Rita Baião disse...

Boa tarde, hoje é o vigésimo dia sem cigarros.....como li em algum comentário a ausência da nicotina ainda incomoda bastante, mas não tenho mais vontade de fumar. Bora na luta, como no AA "Só por hoje".

ande disse...

Na última vez q tentei parar de fumar fiquei 7 meses limpa,até q no Natal vai na besteira de fumar 1 cigarrinho...A pior coisa q fiz pq depois não consegui mais controlar.
Um ano depois estou tentando novamente ,hoje estou a 20 dias sem fumar e tenho fe em Deus q dessa vez seja para sempre.
Ps.Estou tomando o bup

Anónimo disse...

Hoje eu comemoro 21 dias.. exatamente às 21.30.. que não pego num cigarro.
Agora mesmo bateu uma vontade enorme.
Esse que todos já sabe. Que é feio, feio, caro e faz muito mal. Vou me livrar dele.Na cara dura. Sem remédio.

Unknown disse...

Hoje faz 15 dias sem fumar,tomando bup ficou muito fácil pq as crises são muito leve e cada dia a vontade fica mas distante o orgulho de ver o quanto sou forte me faz odiar cada cigarro q fumei.

Anónimo disse...

Hoje faz 19 dias sem fumar! Teno 42 anos e fumava desde os 14 anos! é um dia de cada vez, mas já sinto algumas alterações positivas!!!Tenho ainda muita vontade de fumar, mas vou resistir e não pegar no cigarro nem a brincar!

Reduzido a cinza

A minha foto
Canas de Senhorim, Viseu, Portugal
À espera de palavras...